Benefícios dos cogumelos na saúde humana.

cogumelos__saudáveis.png
A procura por alimentos saudáveis, golbalizou o consumo de cogumelos por todo o mundo, uma vez que os cogum

elos comestíveis possuem muitas propriedade nutraceuticas. Neste poste irei falar um pouco dos benefícios da utilização dos cogumelos na alimentação humana.

No geral, os cogumelos possume elevadas concentrações de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas e minerais. A vitaminas mais encontradas são vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina D. Os minerais são cálcio, potássio, iodo, fósforo e sódio. Também existem muitos polissacarídeos nos cogumelos com efeito imunoestimulante e modulador da imunidade, por isso acredita-se que os cogumelos possuem propriedades antecancerígenas.

O Shiitake também é rico em manganês e selenio, substâncias que possuem atividade antioxidante. Também possui manitol, substância com efeito diurético. O Shiitake também possue uma substância chamada lentinan que reforça o sistema imunológico e previne doenças degenerativas como o câncer, atuando, inclusive, na regressão de tumores já existentes.

O cogumelo do Sol possuei diversas substâncias que ajudam no tratamento de doenças como: hepatite, diabete, doenças de pele e doenças cardiovasculares.

No Japão onde a longevidade de seus habitantes está acima dos 80 anos, o cogumelos é um alimento do cotidiano, onde nós temos o arroz e feijão os japonese tem o arroz e cogmelo. Porém seu cenário no Brasil vem mudando considerávelmente, a comida japonesa não é mais encontrada apenas nos grandes centros, mas todas cidade com mais de 70 mim habitantes, possuem algum restaurante japonés, quase todos eles possuem algum prato com cogumelo, se não o tiver, é devido a falta de produção na região.

Posts Destacados