Cultivo de cogumelos comestíveis aumenta a renda de pequenos e grandes agricultores!

O cultivo de cogumelos comestíveis é comum em países asiáticos e europeus, onde está localizada a maior população consumidora de cogumelos, porém após a vinda de imigrantes Japoneses e Chineses em meados do século passado, a procura por esse produto aumentou muito. Observando o aumento da procura desse produto, muitos agricultores tem procurado informações sobre o cultivo de cogumelos comestíveis.

Após treinamento por pessoal capacitado, os agricultores tem partido para o cultivo de cogumelos em suas propriedades. Uma vez que a implantação do cultivo exije baixo investimento inicial, de acordo com a espécie de cogumelo que será produzida.

Quando se cultiva cogumelos o agricultor estará aproveitando resíduos agrícolas na produção de cogumelos, e após o cultivo, não será gerado resíduo, mas sim um adubo rico em minerais, proteínas, lipideos, que pode ser utilizado nas lavouras.

Até algum tempo atráz o cultivo de cogumelos ficava concentrado no estado de São Paulo, com o aumento da procura, vários produtores de todo o Brasil tem se aventurado no ramo da fungicultura, porém de cada 10 agricultores que iniciam o cultivo, apenas 2 ou 3 passam dos 2 primeiros anos de cultivo, isso ocorre muitas vezes pela falta de informação e treinamento, o cultivo de cogumelos ainda é um ramo novo do agronegócio.

Atualmente no Brasil estima-se que existam 400 fungicultores, em vista do tamanho populacional é uma parcela muito pequena da população voltada ao cultivo de cogumelos, sendo que o mercado está em crescimento constante, a procura por esse alimento cresce cada dia mais no País.

No Brasil são produzidos cerca de 12 toneladas de cogumelos comestíveis, por ano, o Agaricus Bisporus (Champignon de Paris) é o cogumelos mais produzido, seguido pelos cogumelos do gênero Pleurotus (shimeji branco, cinza, preto, rosa), depois temos o Lentinula edodes (Shiitake) e por último o Agaricus subrufescens (cogumelos do sol) muito procurado pela indústria farmacéutica.

Posts Destacados